InícioCinema"SILÊNCIO" de Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze é finalista do Festival RENUAC

“SILÊNCIO” de Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze é finalista do Festival RENUAC

O filme SILÊNCIO, de Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze é finalista do Festival RENUAC, em Santiago do Chile.

O RENUAC é um Festival Internacional de Curtas-Metragens com o objetivo de estabelecer uma plataforma útil para a promoção da indústria audiovisual: um espaço e tempo para a divulgação e promoção de conteúdos audiovisuais, transformando-o num ponto de encontro de cineastas, favorecendo o intercâmbio de iniciativas e promovendo um mercado aberto ao desenvolvimento de novos projetos.

Nesta 1ª edição foram inscritas um total de 8.371 produções de 104 países. Foi muito difícil para o júri preliminar decidir os finalistas do RENUAC Prémio 2021 e os resultados serão divulgados brevemente, no mês de Abril.

O filme aborda questões de saúde mental, no qual Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze trazem o retrato da qualidade de vida cognitiva ou emocional de uma adolescente com trauma de violência sexual perpetuada pelo seu próprio pai. Um fenómeno que tem sido cada vez mais comum nas esferas da sociedade moçambicana, onde crianças e adolescentes são violadas por pessoas próximas, pais, tios, irmãos, vizinhos, e muitos permanecem impunes diante do crime cometido, pessoas que tem como obrigação proteger e garantir segurança dos seus. Visando uma maior explicação de como o meio social familiar pode se relacionar a essa condição, um local que deveria ser considerado de seguro e de suporte, que passa a ser um local de risco e de perigo. A adolescência é uma fase de alto peso emocional, em que diversos aspectos da vida do indivíduo começam a mudar e durante este processo de diversas mudanças, a família se apresenta um importante fator para o bem estar dos adolescentes.

SINOPSE:

Quando Elisinha prepara-se para assumir papeis sociais culturalmente adequados aos adultos, eis que sua infância e adolescência são atiradas pela janela. As ausências de fala entre ela e a mãe marcaram as fronteiras da união familiar e a sua humildade fundamenta-se num forte sentido de família e num voto de silêncio que a impede de revelar ao mundo todas as atrocidades cometidas pelo seu pai ao longo de vários anos. Por receio de julgamentos e pelo medo das consequências resultantes duma possível denúncia da sua parte, procura encontrar uma rota de fuga para o descalabro que tem sido a sua vida. Como é que depois de ter sido violada ela continuará a conviver sobre o mesmo teto que o seu abusador, vivendo sobre constantes abusos? Como é que ela poderá apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as actividades do dia-a-dia e os esforços para atingir a resiliência psicológica?

Uma co-produção entre o Centro de Recriação Artística e a 7 Ofícios – Rede de Mulheres

Elenco: Adélia Maposse, Mabjeca Tingana, Gigliola Zacara, Khaleesi Mauze, Kawany Sango e Tio Luís.

Subscreva-se e acompanhe todas notícias sobre cultura National

Coloque o seu e-mail abaixo para receber as últimas actualizações e promoções do nosso website.

- Advertisement -
- Advertisement -

Mais Lida

- Advertisement -

Related News