Sabia que existe há 14 anos em Moçambique um projecto denominado Poetas d´alma?

“Recentemente teve o festival Poetas d´alma, denominado poesia de combate.”

Todos os meses, a poesia invade o Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM) e Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA). Poetas de diversos cantos do mundo reúnem-se para expressar o poder d´alma. Este projecto é levado acabo pelo Feling Capela. Com o seu gosto pela poesia, reúne vários poetas da França, África de sul, Brasil, Itália, Alemanha entre outros para trocarem experiências, para mostrarem como é a arte de composição poética nas suas línguas e as características folclóricas que elas carregam.

Neste evento Internacional, conseguimos notar a vivacidade que a poesia pode trazer as almas, conseguimos perceber a atmosfera trazida pelo ambiente de poesia e o efeito de transformação ou catarse que ocorre dentro de nós quando estamos diante daqueles poetas.

Segundo Feling Capela, a ideia do projecto é para dar voz aos poetas. Vários sãos os poetas como a Deusa D´Afrika, Horácio e outros que escrevem a poesia mas não têm um espaço apropriado para declamar. Portanto, no projecto poesia d´alma, os poetas se encontram e dão vida a esta arte que em Moçambique aos poucos é desvalorizada e o seu consumo banalizado.

 

 

About the author

Estudou Gestão Cultural na Universidade Eduardo Mondlane

Related

JOIN THE DISCUSSION


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/caracult/public_html/wp-includes/functions.php on line 4339