Roberto Chitsondzo desfila com outras 4 vozes de luxo na noite de poesia

A música aliou-se à poesia no Centro Cultural Moçambique – Alemanha. E é assim há mais de 15 anos, uma vez ao mês, na última sexta feira do mês. Desta vez Feling Capela, responsável cultural do centro, convidou o músico Roberto Chitsondzo. E este, para mostrar sua inclinação à juventude talentosa, trouxe consigo outras 4 vozes da ECA – Escola de comunicação e artes. E o quinteto cantou de encantar.

As vozes convidadas de Roberto Chitsondzo, que na verdade são estudantes de música na ECA, mostraram-se ser de uma doçura arrepiante. Ninguém ficou sentado na hora de aplaudir, e em delírio. E assim a noite foi se escoando debaixo das guitarradas de Roberto Chitsondzo, melodiando vozes de declamadores. Eles trouxeram poemas de amor e crítica social. Diziam os poemas em changana e português. Fizeram desfilar seus poemas e de outros autores ícones da literatura como José Craveirinha, Eduardo White entre outros. E assim deu para voltar a ouvir por exemplo As Tangerinas de Inhambane, do nosso poeta mor. Pela noite foi possível voltar a ver e ouvir o regresso da Maria Cremilda Massinge a declamar, ela que tem uma carreira de declamação e representação teatral que vem dos microfones da Rádio Moçambique.

 A conversa com Roberto Chitsondzo foi outro condimento da Noite de Poesia. Ele falou e respondeu a perguntas sobre o seu livro biográfico escrito por Cremildo Baule, a sua actividade como deputado e sua visão sobre as artes da música no país.

A presente edição de Noites de Poesia associou-se às comemorações do Dia Mundial da Água. Dois actores abriram a noite passando uma peça teatral sobre mensagens de poupança da água, neste contexto em que atravessamos uma espécie de crise hídrica derivada da seca que assolou o país a cerca de 1 ano e meio atrás.

Noites de poesia é um evento que representa um movimento da juventude literária moçambicana, com mais de 15 anos de relação com o Centro cultural Moçambique – Alemanha, outrora ICMA – Instituto Cultural Moçambique – Alemanha. As noites de poesia vão assim escrevendo uma parte da história da nossa literatura.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/caracult/public_html/wp-includes/functions.php on line 4339