A qualidade de ensino em Moçambique é vergonhosa, afirma Nataniel Ngomane no colóquio do FITI

O Festival Internacional de Teatro que se realiza próximo ano entre os meses de Maio e Junho na Cidade de Maputo, foi oportunidade para juntar no espaço do Instituto Camões interessados nas artes de representar e não só para discutir sobre o estágio do teatro e deixar contributos para a melhoria da próxima edição. Nataniel foi um dos convidados para preencher uma das quatro cadeiras dos palestrantes. Fez uma intervenção holística e contundente no que diz respeito à qualidade de ensino no país, o que de forma directa afecta a qualidade das artes e espectáculos oferecidos ao público nacional.

Nataniel Ngomane defendeu que a riqueza de uma nação encontra-se no conhecimento. “E não há conhecimento sem pesquisa, sem leitura”. E como quem tem conhecimento de causa na área de educação, afinal leva vários anos como docente universitário, afirmou que “a qualidade de ensino no país é muito má, vergonhosa”.
A locução de Nataniel Ngomane resvalou na necessidade de leitura e permanente pesquisa por parte dos artistas para oferecer ao público consumidor obras de qualidade. Acrescentou que uma obra de teatro envolve várias disciplinas artísticas que devem ser harmonizadas para a criação de um espectáculo. Referia-se à representação, música, dança, literatura através da dramaturgia, encenação, iluminação entre outras áreas que precisam de muita pesquisa para um trabalho de qualidade. E acrescentou que “é suposto que um actor de teatro para além de representar e dançar deve pelo menos tocar um instrumento musical”.

E assim ficou o recado para os organizadores do Festival Internacional de Teatro, para os actores e todos artistas envolvidos ou interessados no festival para uma permanente leitura e pesquisa. Isto quer dizer que trabalhos teatrais que revelam pesquisa deve ser critério para selecção para constar do programa do evento. Afinal o público sentencia com ausência quando a qualidade não esta lá, e sem público os mecenas e o empresariado também não se aproximam.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/caracult/public_html/wp-includes/functions.php on line 4344