O Beergaden recebe a célebre Orquestra moçambicana, Timbila Muzimba

Depois da primeira edição que foi um sucesso, na recepção do pioneiro do Gospel Contemporâneo em Moçambique, Alfa Thulana, este domingo, dia 28 de Outubro, o Beergaden recebe a célebre Orquestra moçambicana, Timbila Muzimba, para mais uma secção de venda de CD’s e autógrafos, inserida no projecto Dia do CD.

Criado a 6 de Agosto de 1997, o agrupamento musical, Timbila Muzimba, é o culminar de ideias de jovens músicos e bailarinos que cresceram no bairro “Unidade 7”, nos arredores da cidade de Maputo, conhecidos pelas suas Orquestras de Timbila, que decidiram juntar-se.

A música dos Timbila Muzimba estabelece uma fusão entre os sons e ritmos tradicionais das timbilas com os dois instrumentos modernos. O nome da Orquestra musical de timbilas assentou, por um lado, no nome da família dos xilofones, a timbila, tradicionalmente da Província de Inhambane e que se tornou num dos símbolos da cultura moçambicana, por outro, no termo muzimba (que significa corpo) e que se relaciona com corpo dos bailarinos que se movimentam vivamente ao som da música.

Três anos depois da sua concepção, em 1999, o grupo recebeu o primeiro premio do concurso Music Cross Roads, uma competição que inclui músicos da Africa Austral e, desde então, tem realizado vários concertos e alguns países europeus, como Bélgica, Alemanha, Noruega, Suécia, Grécia, Luxemburgo e Portugal. Em 2003, lançaram o álbum intitulado Conta Própria e, no ano seguinte, o grupo realiza uma digressão europeia.

Timbila Muzimba tem 3 álbuns intitulados “Conta Própria”, “Vevula” e “Warethwa” gravados a custo próprios. Este último, (Warethwa), estará disponível, este domingo, das 10h às 21h, no Beergarden, a um preço super promocional.
A Orquestra é composta por dez integrantes, nomeadamente: por 8 elementos, nomeadamente Cheny Wa Gune, Tinoca Zimba, Celso Durão, Osório Mahule, Alex Pedro, Matchume Zango, Arlindo Chissano e Lucas Macuácua.

O projecto Dia do CD – é uma iniciativa de Gilberto Manuel PumuleJúnior, mais conhecido por Lapaman Pumule – responsável da Lapa’s Pro e conta com parcerias da Rádio Cidade, Vidisco, Pro Data, Beergarden, Mapa Das Artes MZ, Revista Cara Cultura, Jornal Docier e Factos e Timeline Design Agency. (LP)

JOIN THE DISCUSSION