Numa das salas de teatro da cidade de Maputo. O palco tem uma só luz, um banco e um microfone. Um moço entra com muita confiança, liga o microfone e diz assim: O músico Anaconda foi preso por violar a filha! Pocha… eu não entendo porque ele foi preso. Não entendo porque vocês o criticam. Tentem se colocar no lugar dele, vão ver que ele tem razão. Ele violou porque não é fácil conquistar sua própria filha! E a plateia mostra-se que esta presente rindo. Bastante. E o jovem comediante faz um pedido: peço para que riam organizadamente, ao mesmo ritmo, como um peido que se solta duma única vez. E as gargalhadas tornam-se mais descontroladas. E ruidosas.

Stand up comedy é resgatar o humor na cabeça das pessoas, quebrando a lógica. E explorar os preconceitos para ridiculariza-los. As vezes o comediante deve ser prostituta. Vender-se pelo riso a plateia. Se ela ri ele fala. Goza com toda gente. O lado fraco das pessoas é a sua mina. A sua fonte de inspiração.

É isto que tem sido possível notar numa arte emergente em Moçambique, particularmente em Maputo. O Stand Up Comedy. Na verdade faz já um bom par de anos que vem nascendo. Começou a se notar com Pedro Muiambo organizando seus próprios espetáculos. Hoje são varias as casas que tem sessões de humor para o publico descarregar sua tensão. E os talentos mostram-se

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here