InicioAgenda culturalExposicão fotografica de Katrin Barh (Acadêmica e Curadora Alemã) “RDA em Moçambique...

Exposicão fotografica de Katrin Barh (Acadêmica e Curadora Alemã) “RDA em Moçambique (1981-1989)”

O CCMA-Centro Cultural Moçambicano-Alemão vai inaugurar na próxima Segunda-feira, Dia 11 de Junho, a exposição fotográfica da académica, coleccionadora e curadora alemã, Katrin Barh. As imagens apresentadas na exposição provêm de Sete diferentes fotógrafos amadores que trabalharam em Moçambique entre 1981 e 1989. As fotografias dão uma visão sobre o quotidiano (os locais de trabalho e relações dos cidadãos da antiga RDA, a vida familiar, excursões no país, actividades de lazer e e convivência com o povo moçambicano). Além disso, mostram a vida da população moçambicana após o fim da colonização portuguesa.

As fotografias representam uma contra-narrativa para as fotografias do estado em circulação da RDA, que enfatizaram as conquistas da cooperação para o desenvolvimento e da solidariedade internacional. Elas ganham um novo significado para o discurso da memória do trabalho da RDA no estrangeiro e não apenas deixam os actores individuais contar sua própria história, mas também fornecem informações sobre como os próprios protagonistas, seu ambiente e os encontros com a comunidade moçambicana.

Durante sua estadia na Alemanha em 2016, Katrin Bahr recebeu mais de 2000 fotografias em slide dos seus entrevistados. Para a exposição, ela selecionou, digitalizou e ampliou mais de 700 fotografias. Elas se movem de uma visão micro (cartaz) para uma visão detalhada (projecção). A falta de cronologia e descrição permite que o visitante se mova pela sala de forma autodeterminada e decida em que sequência ele visualiza as fotos. Elas são destinadas a incentivar o público a ter seus próprios pensamentos sobre onde e quando as fotos foram tiradas. Uma abordagem ímpar, com o objectivo de criar um espaço para reflexão, focalizado nas relações pessoais, políticas e culturais dos fotógrafos.

Katrin Bahr é doutoranda na Universidade de Massachusetts Amherst, nos EUA. Cresceu na antiga RDA e viveu com a sua família na Beira de 1982 a 1984. Seu pai trabalhava lá para a ferrovia local para ajudar a construir a rede de transporte.

Subscreva-se e acompanhe todas notícias sobre cultura National

Coloque o seu e-mail abaixo para receber as últimas actualizações e promoções do nosso website.

- Advertisement -
- Advertisement -

Mais Lida

- Advertisement -

Related News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here