O curso de cinema no ISARC já começa a colher fruto antes mesmo do primeiro grupo graduar

Dois estudantes de cinema produzem curta-metragem em memória de Teófilo, colega falecido vítima de um atropelamento próximo ao ISARC nos meados de 2016. Este filme, surge no âmbito de parceria e produção independente levado a cabo pelos estudantes de artes do ISARC e ECA.

O filme TEO está a ser produzido com fundo próprio, tem orçamento acima de 30 mil meticais e oito personagens. As gravações foram feitas, nos bairros de T3, Urbanização, Malhangalene e Alto-maé.

Está agora na fase da pós-produção, a equipa quer reproduzir no estúdio todos os sons dos diálogos e ambiente. As trilhas sonoras levam as vozes de Cláudio Ismael e outros artistas da praça.

O filme estará pronto até finais de Março e será lançado nos festivais de cinema. O alvo em Moçambique será o festival Kugoma. A produtora pretende também estrear gratuitamente nas pequenas salas de cinema em Maputo.

Teo é um filme de Stélio António e Luciano Mauia. Estes dois jovens antes da produção do filme, focaram-se na criação de uma produtora e distribuidora de áudio-visual chamada Primavera. O sonho desses dois jovens é descentralizar a ideologia das televisões serem produtoras dos seus próprios conteúdos.

Eles partem do princípio que as televisões são canais que apenas passam conteúdos feitos pelas milhares de produtoras existentes. Nos países estrangeiros onde o cinema é mais evoluído que o nosso, usam essa política. Nenhuma televisão precisa ter mais de quatrocentos estúdios ou duas mil câmeras, apenas aparelhos de transmissão.

O estúdio já tem produtos no mercado, alguns vídeos clips, documentários e produtos institucionais. Agora estão focados na curta-metragem baseado em factos reais.

A criação do curso de cinema está a mostrar que o atrevimento do ISARC foi necessário para o futuro do cinema moçambicano. Assim que a academia recebeu discípulos, novas soluções para o desenvolvimento desta arte estão a ser levantadas a cada ABC.

About the author

Estudou Gestão Cultural na Universidade Eduardo Mondlane

Related

JOIN THE DISCUSSION


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/caracult/public_html/wp-includes/functions.php on line 4344