Abertura de exposição da Revolução de Outubro 1917 chega a Moçambique acolhida pelos irmãos Coutos

Alusivo a celebração do centenário da Revolução de Outubro ocorrida na cidade Russa de Petrogrado, os Irmãos Coutos, nomeadamente Fernando Couto e Mia Couto, acolheram na Fundação Fernando Leite Couto a exposição Russa “Outubro 1917 Rússia.” Como forma de reviver o passado e lembrar a contribuição deste nas artes plásticas, gráficas e literárias em Moçambique e o resto do mundo.

Está exposição, tem tanto valor cultural para Moçambique, devido o Impacto profundo a nível da arte e da literatura e por também fazer parte da primeira época da arte chamada Vanguarda. Esta época, que segundo Fernando Couto “Teve grande impacto sobre a Pintura Moçambicana antes da independência valorizada sobre determinados pintores que eram a favor independência nacional quer também a valoração dos mesmo depois da independência. Indo dentro da exposição e olhando para certos painéis, podemos ver similitudes entre tudo sobre aquilo que foi produzido entre os anos da independência nacional, portanto, olhando para um passado num país diferente, encontramos ramificações em Moçambique, e é isso que pretendemos fazer. Em suma, a exposição é uma reflexão sobre o passado.”

Fernando Couto conclui que é um privilégio aos cidadãos moçambicanos terem expostos no seu país, culturas e conhecimentos de outros povos, isso porque nos deixa mais ricos e amplos sobre os acontecimentos do mundo.

Quem também não deixou de prestar entrevista a Cara Cultura e deixar o seu parecer sobre a abertura da exposição e a sua importância no conhecimento das artes da revolução de Outubro é o escritor Moçambicano Mia Couto que disse a Cara Cultura

“Acho que esta exposição é um conjunto de outras coisas, que são amostras daquilo que foi um momento revolucionário no mundo inteiro, isto não é uma revolução Russa que se construiu naquele período de 1917, (Click aqui para saber sobre o ponto de vista de Mia Couto na exposição da Revolução de Outubro) é apenas impactos culturais que a Revolução de Outubro desencadeou a nível mundial e que teve as suas repercussões inevitáveis em Moçambique.

O evento, terminou com um banquete proporcionado ao público pelo restaurante da Fundação Couto e compras e reservas das obras de artes, livros, filmes, cartazes etc.

About the author

Estudou Gestão Cultural na Universidade Eduardo Mondlane

Related

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • folorentorium 26/01/2019 at 11:03

    you are in point of fact a good webmaster. The site loading velocity is incredible. It sort of feels that you’re doing any distinctive trick. Moreover, The contents are masterwork. you’ve performed a magnificent activity in this subject!

    Reply

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/caracult/public_html/wp-includes/functions.php on line 4339