Nasce o Stand Up Comedy

Numa das salas de teatro da cidade de Maputo. O palco tem uma só luz, um banco e um microfone. Um moço entra com muita confiança, liga o microfone e diz assim: O músico Anaconda foi preso por violar a filha! Pocha… eu não entendo porque ele foi preso. Não entendo porque vocês o criticam. Tentem se colocar no lugar dele, vão ver que ele tem razão. Ele violou porque não é fácil conquistar sua própria filha! E a plateia mostra-se que esta presente rindo. Bastante. E o jovem comediante faz um pedido: peço para que riam organizadamente, ao mesmo ritmo, como um peido que se solta duma única vez. E as gargalhadas tornam-se mais descontroladas. E ruidosas.

Stand up comedy é resgatar o humor na cabeça das pessoas, quebrando a lógica. E explorar os preconceitos para ridiculariza-los. As vezes o comediante deve ser prostituta. Vender-se pelo riso a plateia. Se ela ri ele fala. Goza com toda gente. O lado fraco das pessoas é a sua mina. A sua fonte de inspiração.

É isto que tem sido possível notar numa arte emergente em Moçambique, particularmente em Maputo. O Stand Up Comedy. Na verdade faz já um bom par de anos que vem nascendo. Começou a se notar com Pedro Muiambo organizando seus próprios espetáculos. Hoje são varias as casas que tem sessões de humor para o publico descarregar sua tensão. E os talentos mostram-se

JOIN THE DISCUSSION

Comments

  • Leonel Mendes 02/11/2016 at 22:07

    Boa noite meu caro,
    Sugiro que faça “Google” do nome IMPRORISO. Leia com calma e depois, se quiseres escrever um artigo REAL da situação do Stand Up em Moçambique, poderás me contactar.
    😉
    Leonel Mendes
    Humorista de Stand Up Moçambicano (a mais de 5 anos?

    Reply
    • caracultura 03/11/2016 at 10:19

      Saudações caro Leonel, foi com bastante agrado que recebemos o seu comentário e agradecemos ainda pelo visita. Quanto ao artigo, concordamos sim que o Stand Up Comedy não é de hoje mas há que concordar que esta arte pouco se explora tanto pelos seus fazedores como pelo público moçambicano. Dai o nosso titulo (Nasce…) sem com isso querer “devolver ao ventre uma cria que até faz discurso”. O nosso interesse como Caracultura é contribuir de forma significativa na promoção das artes feitas em Moçambique. O nascer para nós constitui uma afirmação de compromisso para com esta nobre arte, dai que desde já enderessamos um convite para que seja a próxima cara do Stand Up Comedy neste espaço. Abraços culturais

      Reply