Conheça a Biografia do Nelo João, dono do sucesso “Mais um sonho”

Esta biografia contem apenas descrições dadas pelo próprio biografado numa entrevista prestada a cara cultura, caso haja informação deturpada, não nos responsabilizamos pela inconveniência prestada.

INFORMAÇÃO GERAL

Nome completo: Nelo Aufe João

Data de nascimento: 19 de Março de 1986

Origem: Cabo Delgado – Montepuez

País: Moçambique

Família: (Pai) João Saibo Ernesto (Mãe) Maria António Fernando. Casado com: Joaneth Jeremias João “Ishah” (Novembro de 2015). Irmãos: Jenny Tomé, Gedeão Tomé, Oséias Tomé, João Júnior Saibo Ernesto, Ema João e Ámina João.

Géneros: R&B, Soul Music, Pop Ballade, Love Song e Musicas ligeiras

Ocupação: Músico, Apresentador de Televisão, Produtor Musical e Entretainer

Instrumento: Piano, voz

Período em actividade: 2009 até nos dias de hoje

Gravadora: Friends Studios, Freevoice, Track Records, XP Records, CA Records e Universo produções

Premios: Nenhum

Album: Mais Um Sonho, Vol. 1 – “11 faixas”

Afiliações: M’Family, Mimae, Hermínio, Abel Laste, Jenny, Humberto Luís, Lizha James, Sisaquel, Marlene, Gabriela, Lourena Nhate, entre outros.

Musicas em destaque: Ou ficas ou vais, Então vai, Saquina, Não bate nela, Minha lade, You me and I

Nelo João é Artista, escritor, Idealista, palestraste e empreendedor. Como artista é pianista, musico, compositor, interprete, guitarrista, co-produtor musical, director artístico.

Nasceu em Montepuez, distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, Filho de uma Enfermeira e um Motorista e membro das forças armadas de Moçambique. É de uma família cristã, evangélica e das doutrinas das Assembleias de Deus. Cresceu no bairro de Sanina, parte do grande bairro chamado Napai, onde passou sua infância e adolescência frequentando a igreja cristã pentacostal holyness, também, fez a escola dominical na mesma igreja. Foi nesse meio religiosos que Nelo João descobriu a paixão pela Musica cantando no grupo coral. Aos 12 anos apresentava, pregando e cantando louvores a Deus na sua comunidade cristã. Com uma educação de senda crista, frequentou o ensino primário na Escola Primária Sede Montepuez e ensino secundário até a 9ª classe na Escola Secundária de Montepuez. Em 2002 mudou-se com os pais para Maputo.

Conheceu a Igreja Universal numa visita religiosa que os pais faziam às catedrais da mesma e ficou permanentemente lá por se identificar com as ideologias daquela igreja. Os seus pais regressaram para as suas congregações. Em 2003 aprendeu a tocar piano através das básicas orientações do pastor Paulo David, um ex-organista da IURD que nos dias de hoje é ministro do Altar. Ainda em Maputo, estudou na escola privada estrela da manhã 9ª a 10ª classe e de seguida, por motivos académicos, mudou-se para escola privada 14 de Outubro onde voltou a frequentar uma secção na 10ª classe e estudou até a 12ª classe.

Com a aparição do Talent show em Moçambique, candidatou-se em duas edições do Fantástico onde participaram figuras como: Marlene, Richard Sulemane, Abel Laste, Sisaquel, Humberto Luís e vários outros artistas, mas não conseguiu ir até a final. Também concorreu à fama show, não engrenou porque os júris concluíram no casting que não tinha capacidade e nem competência para fazer parte daquele Talent show. Não desistiu do sonho de provar ao público o seu talento, com a aparição do Show de talentos em 2008, as suas portas se abriram e os seus prismas passaram a ser conhecidos, embora não tenha vencido. Mas foi reconhecido pelo seu talento de tocar piano e cantar.

Em 2009 nove, decidiu parar de concorrer em Talents shows e mover-se por conta própria. No mesmo ano lançou a música “ Ou ficas ou vais” Junto do seu vídeo. Em 2015 lançou o seu primeiro álbum gravado pela Freevoice, Track Records, XP Records, CA Records e exclusivamente a Universo produções, onde se fez o maior número de músicas e edição final do Álbum.

“Mais um sonho, Volume 1” foi um álbum que contou com 500 cópias e passou nas mãos de diversos produtores como: Djabanga, Eddy Cambaza, Beat Keeper, CA e M´Family. Embora a co-produção e a produção geral tenha sido dirigida pelo Nelo João. O Disco foi editado e distribuído pela Z-Man Produções.

Desde então, Nelo João vem lançando musicas e fazendo shows. Já viajou para diversos pontos do país, tendo sido marco da sua carreira, o contracto que teve no Hotel casa do capitão tocando de 25 de Dezembro de 2014 a 5 de Janeiro de 2015 em Inhambane. Já actuou em grandes estâncias turísticas e hoteleiras como Hotel Cardoso, Hotel Polana, Hotel Radisson e em muitos lugares.

Actualmente, para além de músico, Nelo João serve na igreja como Organista, toca nas casas de pasto, nem restaurantes e eventos sociais como casamentos e aniversários. Como palestrante, aborda sobre Teologia, Administração e Relações Sociais. É criador, gestor e promotor de Entretenimento, faz assistência ao apresentador André Manhiça no programa Área VIP da TVM como Músico Residente, é apresentador da rubrica Show infantil no programa Mundo Infantil, na TV Sucesso com Noemi Gabriel, é gestor de eventos, Orador e Mestre de Cerimonias em casamentos Aniversários, Baptizados, Graduações, Bailes, Inaugurações e em vários Eventos.

JOIN THE DISCUSSION